Meninas, o post de hoje é em homenagem à uma grande amiga, que está nas primeiras semanas de gestação. Ela foi uma das primeiras pessoas que me incentivaram a criar o Esmalte Digital.

É uma delícia saber que alguém tão próximo está carregando um baby, me sinto praticamente titia! hahaha E, como eu vou mimar muito esse anjinho (ou anjinha) que está chegando, não poderia deixar de fazer uma pesquisa sobre o uso de esmaltes durante a gestação. Vamos conferir?!

Uma outra amiga nossa, que também está grávida (beijo, Camila!), postou em seu facabook, há alguns dias, uma reportagem que falava sobre os riscos de usar esmaltes durante a gravidez. Nessa reportagem estava escrito que alguns esmaltes vêm com o alerta para não serem usados durante o período de gestação. Então, eu fui verificar nos meus. Eu tenho esmaltes de mais de 50 marcas diferentes, entre nacionais e importados, e só encontrei o alerta em cinco marcas. São elas: Impala, Risqué, Avon, Elke e Cora. Claro que esses não são mais “perigosos” que os outros, apenas possuem o aviso. A grande diferença está entre os esmaltes normais e os hipoalergênicos.

O aviso diz o seguinte: “Não utilizar durante a gravidez.

Impala:

Risqué:

Avon:
Elke:

Cora:

Deveria haver uma regra sobre um tamanho mínimo para essas letrinhas, né?! São micro! aff…

Então, o aviso está nas embalagens por ser uma exigência do Ministério da Saúde, pelo que eu pesquisei, apenas esmaltes hipoalergênicos (como a Colorama, por exemplo) estariam dispensados de exibir a notificação.

Para a maioria dos ginecologista, se você sempre usou esmaltes, não há problema em continuar usando durante esse período. Mas é importante que você consulte o seu médico!

É sempre válido tomar cuidado com nosso material de manicure. Eu sou defensora das cutículas, acho que não devemos retirá-las, apenas hidratar. Mas, se você faz as suas unhas em salão, leve o seu próprio material. Leve seu alicate, suas lixas, sua espátula, etc… Isso evitará possíveis contaminações.

O período gestacional é uma época onde todo cuidado é pouco, então a dica do ED é dar preferência aos esmaltes hipoalergênicos mesmo. Esses são livres de formaldeído (formol, usado para garantir a durabilidade do esmalte nas unhas), Toluendo (uma espécie de solvente) e DBP (dibutilftalato, um plastificante).

Também vale dar preferência aos removedores de esmalte, ao invés da acetona. Eles são menos agressivos.

Opções de esmaltes hipoalergênicos:
Argento
Colorama
A Impala tem uma linha hipoalergênica, com tampinhas e rótulos prateados.
Jordana
Ludurana
Revlon
A Risqué também tem uma linha hipoalergênica, o vidro é achatadinho com tampinha prata.
No caso da Impala e da Risqué, prestem atenção, essas marcas não são hipoalergênicas, apenas possuem uma linha específica.
Há um tempo atrás, não tínhamos muitas opções hipo, mas agora encontramos cores super modernas nessa versão.
Dica de leitura: O blog Esmaltes da Kika é especializado em hipoalergênicos, é só clicar aqui. Vale conferir! ;D

E no dia do parto? Nada de esmaltes! Uma das formas dos médicos checarem a circulação de nosso sangue é observar a coloração de nossas unhas. Então, nada de escondê-las. O aparelho que checa a oxigenação do nosso corpo também é colocado na ponta de um dos nossos dedos.
Fica também a recomendação de aparar as unhas. Nada de unhas longas! Afinal, a futura mamãe vai ficar grudada no bebê e não deve correr o risco de machucá-lo.

Você terá a vida toda para exibir garras longas com o esmalte que quiser! Mas esses cuidados são super válidos em um momento tão especial quanto a chegada de uma nova vida.
Mas, até para nós, que somos aficcionadas por esmaltes, as unhas são um detalhe perto da experiência de se tornar mamãe, não é mesmo?!

Mudando um pouquinho de assunto, lembram do sorteio que está rolando aqui no blog? Então, hoje é o último dia para inscrições!!! Você não vai ficar fora dessa, né?! Se ainda não se inscreveu, corra! É só clicar aqui!
O resultado sai até sábado!
Boa sorte!

64 Responses to “Esmaltes e Gravidez combinam?”

Leave a Reply

Esmalte Digital Clube
Categorias
Quem tá comigo nessa?
free counters
Pergunte aí: